Ultimas !

Importância das Bandeiras de Mergulho Alfa e Mergulho Submerso


Um dos Assuntos mais polêmicos de todos os Tempos e que vem Causando Muito Conflitos no Mundo Subaquático.


§ O uso das Bandeiras de Mergulho é Indispensável, não só para mergulho Livre, Recreativo ou até mesmo para Pesca Submarina. 


§ É indiscutível o seu uso. Hoje vou abordar alguns dos Principais Assuntos sobre a importância dessas bandeiras.



§ Vamos Falar Sobre Regras Estabelecidas em caso de acidentes causados por hélices de embarcações.



§ Vamos falar Sobre as Bandeiras de Localização e quais os Limites para quem mergulha e para que Pilota uma Embarcação próximo ao Local demarcado.



§ Falaremos sobre o uso das Boias Torpedos e os modelos apropriados para determinado mergulho.


 > AS BANDEIRAS DE MERGULHO E SUAS CARACTERÍSTICAS 



De Acordo com as normas de mergulho, e Essencial o uso das Bandeiras tanto tipo ALFA ( ALPHA ) ou Mergulho Submerso ( diver-down ) . 

No decorrer deste artigo vou especificar cada detalhe das 2 espécies de bandeiras Existentes.

Nós Mergulhadores Submarinos sempre Buscamos os lugares menos visitados por outros meios de pesca, seja de linha ou até mesmo por outro mergulhadores. Durante nossa Procura, nós acabamos encontrando lugares fantásticos. 

Alguns desses Lugares ficam no meio do nada. Esses Lugares nos Permite Ótimos Exemplares. MAS e ai que mora o perigo, pois determinados Lajeados e Rochedos Submersos se torna um perigo eminente para mergulhadores que não o costume de praticar com todos os utensílios de segurança.

Na Maioria dos Casos Esses Lugares Fantásticos NÃO TEM UMA DEMARCAÇÃO DE LAJE OU QUALQUER MEIO DE AVISO AOS NAVEGADORES, E é ai que mora o perigo. Embarcações acabam passando muito perto dos praticantes de pesca submarina.

EU MESMO JÁ ME SUBMETI EM UMA MANOBRA DE RISCO, ONDE EU ESTAVA MERGULHANDO SEM BOIAS E SEM SINALIZAÇÃO, E UMA LANCHA DAS GRANDES PASSOU EM CIMA DE MIM . POR MUITO POUCO NÃO FUI CORTADO AO MEIO.

Mas como Evitar esse incidentes ? É uma tarefa Simples e que custa muito barato, levando em consideração a uma vida.

A minha Pergunta Hoje é : QUANTO VALE SUA VIDA ?

a resposta e Você Mesmo que vai dar AI AGORA. Uma Boia Tipo Torpedo custa em media R$ 250,00 Reais Já Sinalizada.


Deixei Logo Acima os Links das Opções que você pode Conferir as Melhores Lojas para um Orçamento sem Compromisso.


A IMPORTÂNCIA DAS BANDEIRAS DE MERGULHO COMO FERRAMENTAS DE SINALIZAÇÃO


Hoje exibir uma bandeira de mergulho como sinalização é OBRIGATÓRIA. As bandeiras de sinalização serve para alertar os Condutores de Embarcações a Existência de mergulhadores na Água. As leis que regem as operadoras de embarcações, as Regulamentações sobre as Bandeiras de mergulho que Variam entre Locais. Os tipos de Bandeira Mundialmente Conhecidas e Extremamente Apoiada o seu Uso São: A BANDEIRA TIPO ALFA ( ALPHA ) E MERGULHADOR SUBMERSO ( DIVER-DOWN ). É extremamente Aconselhável que na hora do mergulho ou pesca submarina de modo geral, que Haja a presença de Embarcação acompanhando os mergulhadores.

BANDEIRA TIPO ALFA ( ALPHA )  

andeira de mergulho tipo alfa indica a existência de varios mergulhadores na água
Bandeira tipo alfa internacionalmente Conhecida. deve hasteada em embarcações que faz o acompanhamento dos mergulhadores. Indica que mais de 1 mergulhador esta na Água, TODOS OS CONDUTORES DE EMBARCAÇÕES DEVEM RESPEITAR UM LIMITE DE PELO MENOS 100 METROS DA DEMARCAÇÃO. 

Caso Seja hasteada na Boia tipo torpedo ou outra de sua preferencia, indicará a existência de mais de 1 mergulhador na Água. 

É extremamente importante que os mergulhadores respeitem os Limites de pelo menos 100 Metros ao redor da Boia.

Dessa Forma, Seu Mergulho Ficará mais Protegido e extremamente demarcado. 
UMA DICA IMPORTANTE: Não é só porque esta demarcado com Boias e tudo mais que você não vai ficar totalmente protegido, Infelizmente alguns Condutores Desavisados não Conhecem essas normas de Marcação. Então Sempre que estiver mergulhando mantenha o Habito de Levantar a cabeça sempre para ver se ha presença de embarcações pelas redondezas, Será extremamente importante e garantira um mergulho mais tranquilo.

BANDEIRA DE MERGULHO TIPO MERGULHADOR SUBMERSO ( DIVER-DOWN )
boia de marcação mergulhador submerso


A bandeira de mergulhador submerso explicitamente indica que um mergulhador está na água, e deve sempre ser hasteada em embarcações que tenham um mergulhador na água.
Uma bandeira de mergulhador na água é recomendada para alertar as embarcações durante mergulhos de praia, lajes, rochedos submersos, e Continentes afastados de marcações

Ferramentas de segurança como tubos sinalizadores infláveis (SMBs, na sigla em inglês), apitos e outros sinais sonoros, luzes de mergulho e espelhos de sinalização podem ser usados para comunicar a sua localização aos barcos de mergulho depois que você chegou à superfície após um mergulho. 

Um SMB pode ser usado junto com uma bandeira de mergulho para alertar os barcos que os mergulhadores estão na água. Antes do mergulho, relembre como utilizar um SMB para estar preparado para utilizá-lo na subida.

Ao utilizar instrumentos de sinalização de superfície, os mergulhadores nunca devem assumir que eles estão visíveis para operadores de barco. Reflexo do sol, ondas, passageiros, condições climáticas e outros fatores podem fazer com que seja difícil notar um mergulhador na água.

Pesquisa e Prevenção

A DAN Europa tem atualmente uma campanha sobre acidentes com hélices para orientar os operadores de barco e os mergulhadores em como dividir os pontos de mergulho com segurança; visite www.daneurope.org/propeller-injuries. O site oferece uma coleção de incidentes e relatos de testemunhas assim como posters e material educativo para que os mergulhadores possam aprender a evitar futuros acidentes.

Se gostou do nosso artigo como meio de proteção e prevenção, ajude compartilhando nas suas redes Sociais e nos ajude a fazer com que nosso esporte cresça com segurança e qualidade.


 
Copyright © 2016 Pesca & CaçaSubmarina